E se os jornais impressos fossem responsivos?

Já pensou pegar seu jornal favorito pela manhã e descobrir que ele recebeu um ‘update no layout’ para ficar responsivo?

Pensando nisso o jornal humorístico finlandês APY decidiu fazer uma versão responsiva da sua capa, baseada no formato do jornal e suas dobraduras. O resultado  é divertido, apesar de nada prático. Mas rendeu uma boa brincadeira:

Responsive Web Design, ou Design Responsivo como chamamos por aqui, é uma necessidade surgida da era dos gadgets e suas diferentes resoluções de tela. Consiste na exibição de interfaces fluidas, adaptáveis a várias resoluções, garantindo a melhor navegação e leitura do conteúdo.
Explicando de forma simples: a tela que você vê quando acessa o seu monitor Full HD não vai ser a mesma que você verá no seu celular, caso você esteja acessando um site com design responsivo. Isso porque o “próprio site” identifica onde está sendo acessado e exibe a interface que mais se adapta ao seu dispositivo. Um dinamismo que só o universo digital pode oferecer.

Numa época onde fabricantes de dispositivos móveis com acesso à internet batem recordes e mais recordes de vendas, o design responsivo veio para ficar, tornando-se um dos fatores com mais peso na hora de um visitante decidir transformar-se em cliente da sua empresa ou de seu concorrente. A situação ilustrativa a seguir é cada vez mais frequente:

Visitante acessa seu site da sala de espera do dentista através do celular. Se ele consegue navegar bem em seu limitado dispositivo com tela de 4″, ver seus produtos e entrar em contato através de email ou formulário parabéns: você ganhou um cliente potencial. Se seu site o obriga a ficar pinçando zoom sem parar, se o faz clicar várias vezes num item do menu até conseguir acertar o link da página de contato, se trava o dispositivo de 500MB de RAM dele, você perdeu! Ele provavelmente vai usar o Google para encontrar outro site que o atenda. É simples assim!

Um bom exemplo de design responsivo é nosso site. Sim, esse artigo que você está lendo agora tem design responsivo. Acesse-o em outros dispositivos e verá a mágica acontecer. Se estiver lendo-o num tablet, basta virar a tela para ver a página se “redesenhar” ao vivo para adequar-se à nova resolução de tela.

Para mais exemplos de sites responsivos, visite nosso portfolio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *