O e-commerce brasileiro vem crescendo de maneira muito sólida ano após anos e a cada dia surgem novas lojas vendendo produtos e serviços online. Muitas pessoas querem entrar nesse mercado mas não sabem por onde começar e neste artigo mostraremos de forma simples e resumida, o que é preciso para montar sua loja virtual. Também apresentaremos uma estimativa de custos para cada item da lista.
Checklist para montar uma loja virtual
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Comprar o domínio (endereço da loja na web);
Custa R$ 40,00 por ano para domínios nacionais (terminados em “.br”) e cerca de USD 10 por ano para domínios internacionais. -
Contratar hospedagem para o site e para os emails;
A hospedagem de emails custa cerca de R$ 30,00 por mês.
A hospedagem dos arquivos do site custa cerca de USD 20 por mês. -
Contratar adquirente ou subadquirente para os pagamentos (boleto e cartões);
Entre 2% a 5% do valor da venda por cartão de crédito e entre R$ 2,00 e R$ 4,00 por boleto pago. -
Contratar a plataforma da loja;
Custa entre R$ 2.000,00 e R$ 200.000,00, dependendo do tamanho da loja e funcionalidades que necessita. -
Possuir identidade visual (logotipo e estilo de comunicação que orientará o design do site);
Custa entre R$ 200,00 e R$ 2.000,00. -
Um bom plano de marketing digital;
OK você está construindo uma bela casa (seu site) para receber os visitantes, mas agora precisamos convidá-los a entrar. E o marketing digital é o caminho.
Opcionais
- Contrato corporativo com correios e/ou transportadoras;
- ERP online integrado à sua plataforma de e-commerce;
- Hub de Integração com marketplaces;
Dicas
- Ao escolher o nome da sua loja, consulte a disponibilidade dos domínios “.com.br” e “.com”. Uma boa pedida é consultar a disponibilidade de perfis em redes sociais com o nome exato da sua loja e domínio.
- Acho um nome bacana que ainda não possui registro de marca, de domínio e de perfis em redes sociais? Então corra e garanta-o para você reservando-o em todos esses locais antes que alguém o faça.
Pré-requisitos
Este checklist parte do pressuposto que:
- Você já fez um plano de negócios para verificar a viabilidade econômica da sua loja virtual;
- Os produtos a serem comercializados já foram adquiridos ou já possui acordo com fornecedores confiáveis;
- A equipe detrabalho e infraestrutura já estão definidas;
- A empresa por trás da loja foi aberta ou já existia;
- Os tributos que irão inferir na comercialização foram considerados nos custos da operação.
- Os preços dos produtos a serem comercializados já estão formatados.