felipetto marketing blog como abrir uma loja virtual

O e-commerce brasileiro vem crescendo de maneira muito sólida ano após anos e a cada dia surgem novas lojas vendendo produtos e serviços online. Muitas pessoas querem entrar nesse mercado mas não sabem por onde começar e neste artigo mostraremos de forma simples e resumida, o que é preciso para montar sua loja virtual. Também apresentaremos uma estimativa de custos para cada item da lista.

Checklist para montar uma loja virtual

  • Comprar o domínio (endereço da loja na web);
    Custa R$ 40,00 por ano para domínios nacionais (terminados em “.br”) e cerca de USD 10 por ano para domínios internacionais.
  • Contratar hospedagem para o site e para os emails;
    A hospedagem de emails custa cerca de R$ 30,00 por mês.
    A hospedagem dos arquivos do site custa cerca de USD 20 por mês.
  • Contratar adquirente ou subadquirente para os pagamentos (boleto e cartões);
    Entre 2% a 5% do valor da venda por cartão de crédito e entre R$ 2,00 e R$ 4,00 por boleto pago.
  • Contratar a plataforma da loja;
    Custa entre R$ 2.000,00 e R$ 200.000,00, dependendo do tamanho da loja e funcionalidades que necessita.
  • Possuir identidade visual (logotipo e estilo de comunicação que orientará o design do site);
    Custa entre R$ 200,00 e R$ 2.000,00.
  • Um bom plano de marketing digital;
    OK você está construindo uma bela casa (seu site) para receber os visitantes, mas agora precisamos convidá-los a entrar. E o marketing digital é o caminho.

Opcionais

  • Contrato corporativo com correios e/ou transportadoras;
  • ERP online integrado à sua plataforma de e-commerce;
  • Hub de Integração com marketplaces;

Dicas

  • Ao escolher o nome da sua loja, consulte a disponibilidade dos domínios “.com.br” e “.com”. Uma boa pedida é consultar a disponibilidade de perfis em redes sociais com o nome exato da sua loja e domínio.
  • Acho um nome bacana que ainda não possui registro de marca, de domínio e de perfis em redes sociais? Então corra e garanta-o para você reservando-o em todos esses locais antes que alguém o faça.

Pré-requisitos

Este checklist parte do pressuposto que:

  • Você já fez um plano de negócios para verificar a viabilidade econômica da sua loja virtual;
  • Os produtos a serem comercializados já foram adquiridos ou já possui acordo com fornecedores confiáveis;
  • A equipe detrabalho e infraestrutura já estão definidas;
  • A empresa por trás da loja foi aberta ou já existia;
  • Os tributos que irão inferir na comercialização foram considerados nos custos da operação.
  • Os preços dos produtos a serem comercializados já estão formatados.