Core Web Vitals: tudo o que você precisa saber sobre os novos indicadores do Google

Criar estratégias para tornar a experiência do cliente a melhor possível é algo que muitos negócios realizam diariamente. O core web vitals, por exemplo, são métricas estabelecidas pelo Google e que podem ajudar a melhorar a experiência dos usuários nas páginas e lojas online.

O que é Core Web Vitals?

O Core Web Vitals é um conjunto de métricas que ajudam a proporcionar uma boa experiência aos usuários. Para isso, o Google utiliza nos seus algoritmos algumas regras para avaliar a usabilidade das páginas da web.

O principal objetivo do Core Web Vitals é aumentar a velocidade de carregamento e melhorar a experiência na página, e assim oferecer uma navegabilidade melhor ao usuário.

Estas novas métricas podem ser combinadas com outros indicadores de experiência usados pelo Google para potencializar a qualidade da experiência dos usuários e assim fortalecer o Marketing do seu negócio.

Como implementar o Core Web Vitals

Algumas ferramentas específicas de SEO (Search Engine Optimization) já estão se adaptando às novas mudanças e as métricas do Core Web Vitals.

Com alguns recursos específicos do Google, os profissionais responsáveis pelo Marketing podem acompanhar o desempenho do site com as novas métricas que, de modo geral, visam a melhor experiência do cliente. As principais métricas do Core Web Vitals consistem em:

1. LCP (Largest Contentful Paint) – Carregamento

Representa o carregamento das páginas, considerado o principal modo de mensurar a velocidade de um site, já que calcula o tempo que a página demora para carregar até a renderização do maior elemento do site.

O Google considera um bom tempo de LCP entre 2,5 segundos ou menos. Até 4 segundos é considerado um tempo razoável.

Sites que demoram para carregar acabam sendo penalizados, visto a alta taxa de desistência dos usuários e essa “lentidão” pode ocorrer por conta do baixo tempo de resposta do servidor, bloqueio de renderização, entre outros fatores.

Assim, é importante estar atento a esse aspecto para realizar os ajustes necessários na página, otimizando o tempo. Alguns exemplos de melhorias que podem ser feitas são:

  • Ativação do cache;
  • Antecipação de conexão de terceiros;
  • Usar CDN (Content Delivery Network);
  • Otimizar o servidor.

2. FID (First Input Delay) – Interatividade

Essa métrica mede a velocidade de resposta de uma primeira interação que o usuário tem com a página.

O tempo de carregamento do conteúdo e respostas são muito importantes, por isso, a recomendação é que este tempo de resposta não ultrapasse os 100 milissegundos, assim a pessoa terá uma resposta rápida e não abandonará a página.

Para otimizar o FID do seu site, é necessário reduzir o tempo de execução do JavaScript, melhorar os códigos da página e utilizar a web worker.

Aliar esta métrica com Inbound Marketing é uma estratégia que pode render excelentes resultados.

Isso ocorre porque o Inbound, conhecido popularmente como marketing de atração, visa atrair, converter, vender e encantar os leads (potenciais clientes) e faz isso por meio de algumas estratégias específicas, como a produção de conteúdos de valor para um bom rankeamento na primeira página dos buscadores.

Sendo assim, criar conteúdos de qualidade para o site e utilizar a estratégia de otimização do FID é o modo das pessoas voluntariamente acessarem a página e tornar a experiência mais rica, convertendo o usuário.

Com um bom tempo de resposta de interação e carregamento, o site pode ter um bom tráfego, algo que rende ganhos positivos aos negócios.

3. CLS (Cumulative Layout Shift) – Estabilidade visual

É a métrica que mede a gravidade e frequência das mudanças inesperadas que podem ocorrer no layout da página.

Consiste, basicamente, nas mudanças inesperadas que acontecem na página, por exemplo, com elementos e botões que mudam de posição ou que são programados para “mexerem”, fazendo com que as pessoas cliquem em locais que não desejam ou prejudicando a compreensão ou carregamento da página.

Esta ação pode deixar as pessoas irritadas. Anúncios que redimensionam sozinhos, imagens sem tamanho definido são exemplos de situações que podem comprometer uma boa experiência do usuário.

Para melhorar este problema, os profissionais podem investir em reservas de espaços para os anúncios e conteúdos dinâmicos, uso do Twitter Ads com medidas determinadas, inclusão de atributos para imagens e vídeos, usar uma API para carregamento de fontes e outros recursos que ajudam a tornar a experiência do usuário mais positiva.

Como melhorar a pontuação do Core Web Vitals?

Ao utilizar as métricas do Core Web Vitals para avaliar o site, os empreendedores podem ver se o site do seu negócio está ou não tendo um bom desempenho.

As recomendações das ferramentas para melhorar a experiência dos usuários são muito técnicas, algo que pode demandar ajuda de profissionais que entendem de programação e SEO para implementar as melhorias no site.

Alguns exemplos de ferramentas e orientações que podem ajudar a melhorar as métricas do Core Web Vitals e gerar bons resultados no Google são:

  • Implemente melhorias no tempo de resposta dos servidores;
  • Reduza o tempo de carregamento de recursos lentos na página;
  • Faça a divisão de JavaScript mais pesados;
  • Torne a navegação mais intuitiva.

Benefícios do Core Web Vitals

Estas métricas agregam muitos ganhos para o SEO e, consequentemente, o posicionamento da página nos buscadores, melhorando as páginas para os mecanismos de buscas para os usuários.

Deste modo, os empreendedores podem investir na criação de materiais diversificados, algo que ajuda no marketing de conteúdo, além de melhorar o posicionamento do site no Google.

Portanto, os investimentos em Core Web Vitals é o modo de tornar a experiência do usuário interessante e gerar bons ganhos nos negócios, visto que mais oportunidades poderão ocorrer.

Como passar pela quarentena sem falir

A epidemia do vírus chinês chegou com força ao Brasil e infelizmente não é somente com a saúde que devemos nos preocupar.

A economia brasileira já está sofrendo bastante e será ainda mais castigada nos próximos meses devido à quarentena. Diversas cidades pelo Brasil já decretaram o fechamento de comércio e indústrias, o que pode representar falência e demissões em massa.

Mas há uma luz no fim do túnel! Com as pessoas impedidas de comprar no comércio tradicional e recolhidas às suas casas, a alternativa para todos é comprar pela internet.

Atualmente é muito fácil começar a vender pela internet, seja em loja virtual própria, marketplaces ou redes sociais. Plataformas como Mercado Livre, OLX, Facebook Marketplace e Google Shopping oferecem planos gratuitos para qualquer pessoa anunciar seus produtos, contando também com opções de planos pagos para destacar-se em meio aos outros vendedores. Diversas lojas grandes também permitem que Pessoas Jurídicas vendam seus produtos em suas vitrines retendo uma parte do valor da venda como comissão, são os chamados Marketplaces. Nesta categoria estão grandes redes como Dafiti, Kanui, Americanas, Amazon, etc.

Apesar de todas estas facilidades, ter uma loja virtual própria continua sendo a melhor alternativa por vários motivos, entre eles destacamos:

  • Não há necessidade de pagar comissão sobre as vendas;
  • Não há limitações técnicas ou de políticas como nas plataformas alugadas e marketplaces;
  • A possibilidade de fidelização do comprador é muito maior pois os dados dele são seus, não da plataforma de terceiros.

Entendemos que a melhor maneira do país passar por essa crise é com as pessoas se ajudando. Portanto em caráter excepcional enquanto durar a quarentena estaremos dando significativos descontos para os seguintes serviços:

  • Construção de Lojas Virtuais;
  • Gestão de Tráfego com foco em vendas;
  • Consultoria para Vendas Online.

Oferecemos estes descontos somente para comerciantes, industriais e autônomos que estão impedidos de trabalhar normalmente por decreto das autoridades de seu município.

A quantidade de vagas qualificadas para esta ação é limitada e os trabalhos serão feitos por ordem de fechamento do contrato.

Crescimento do E-Commerce Brasileiro em 2019 bate recorde

O crescimento do e-commerce brasileiro têm sido constante, com números cada vez mais expressivos ano a ano. Em 2019, as vendas virtuais realizadas de janeiro a dezembro no Brasil somaram faturamento de R$ 75,1 bilhões, alta nominal de 22,7% em relação ao ano de 2018. As informações são do relatório NeoTrust, que analisa o varejo digital trimestralmente com base em dados coletados pelo Compre & Confie, empresa de inteligência de mercado focada em comércio eletrônico.

De acordo com o estudo, o poder aquisitivo do consumidor não variou significativamente no período: o valor médio das compras realizadas foi de R$ 420,40 (incremento de apenas 0,2% em relação ao ano anterior). Portanto, a alta significativa está relacionada principalmente ao volume de pedidos realizados: em 2019, foram feitas 178,5 milhões de compras, valor que representa aumento de 22,5% em relação a 2018.

“O ano de 2019 foi de forte recuperação para o varejo digital. Registramos diversos fatores que impulsionaram o crescimento, com destaque para consolidação do modelo de marketplace no país, maior integração multicanal, além do aumento do número de consumidores que realizaram pelo menos uma compra virtual”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre & Confie.

Ainda segundo o estudo, o público feminino foi responsável por 52,1% dos pedidos de compra feitos no país durante o ano de 2019. Apesar de comprar mais, as mulheres gastaram menos: o gasto médio foi de R$ 371,70 por compra, enquanto os homens gastaram R$ 473,60 em média.

Segmentando todos os consumidores por faixa etária, é possível perceber que os que têm entre 36 e 50 anos realizaram o maior volume de compras (33,6% do total dos pedidos feitos durante o ano). Logo atrás, estão os que têm entre 26 e 35 anos, com 31,8% das compras. Por fim, estão aqueles de até 25 anos (19,5%) e aqueles com mais de 51 anos (15,1%).

Na análise por região, é possível notar que o Sudeste é responsável pela maior parte dos pedidos realizados. Durante o ano de 2019, 66,2% das compras feitas em território nacional vieram desse local. Entretanto, embora o Nordeste ainda represente 11,9% das vendas no comércio eletrônico brasileiro, é a região que apresentou um crescimento maior nas vendas de 2019 em relação a 2018.

Em seguida, estão as regiões Sul (14,1%) e Nordeste (11,9%). Por fim, Centro-Oeste e Norte completam o ranking, com 5,8% e 2% do total de compras realizado, respectivamente.

Outro crescimento importante está no número de consumidores únicos (aqueles que realizaram ao menos uma compra virtual no ano). Em 2019, este público aumentou 40,6% em relação a 2018, chegando a 31,4 milhões de pessoas.

O Compre & Confie estima que as compras virtuais gerem faturamento de R$ 90,7 bilhões em 2020, crescimento de 21% em relação a 2019. O aumento deve estar relacionado tanto ao número de pedidos – que deve ser de 210,8 milhões, aumento de 18% – quanto ao maior gasto dos consumidores. A companhia estima que o tíquete médio deve aumentar 2%, chegando aos R$ 430.

“Alguns fatores que explicam o otimismo do brasileiro com o comércio virtual em 2020 são programas de fidelidade mais atraentes, melhor experiência através de dispositivos móveis e, principalmente, preços extremamente atrativos devido a recuperação econômica e inflação sobre controle”, conclui Dias.

Nós da Felipetto Marketing oferecemos todas as condições para empresas e pessoas físicas entrarem nesse jogo. Desenvolvemos sua loja, treinamos sua equipe, fazemos a gestão de tráfego para que sua loja gere vendas, damos consultoria e suporte técnico para que sua operação de e-commerce comece corretamente e cresça de maneira sustentável.

Comércio Eletrônico não é o futuro, é o presente. Se sua empresa ainda não está vendendo online, será engolida pela concorrência. Não é uma questão de “SE” mas de “QUANDO” isso irá acontecer. Se você ainda está preso à CLT, infeliz e sem perspectiva de crescimento, o comércio eletrônico pode ser a porta de entrada para um mundo de realizações pessoais e evolução financeira, mesmo que você não tenha grande capital para investir inicialmente.

Pare de ser um expectador desta revolução comercial que vivemos hoje. Seja o protagonista de sua própria história de mudança e alce vôos mais altos!

felipetto marketing blog como abrir uma loja virtual

O e-commerce brasileiro vem crescendo de maneira muito sólida ano após anos e a cada dia surgem novas lojas vendendo produtos e serviços online. Muitas pessoas querem entrar nesse mercado mas não sabem por onde começar e neste artigo mostraremos de forma simples e resumida, o que é preciso para montar sua loja virtual. Também apresentaremos uma estimativa de custos para cada item da lista.

Checklist para montar uma loja virtual

  • Comprar o domínio (endereço da loja na web);
    Custa R$ 40,00 por ano para domínios nacionais (terminados em “.br”) e cerca de USD 10 por ano para domínios internacionais.
  • Contratar hospedagem para o site e para os emails;
    A hospedagem de emails custa cerca de R$ 30,00 por mês.
    A hospedagem dos arquivos do site custa cerca de USD 20 por mês.
  • Contratar adquirente ou subadquirente para os pagamentos (boleto e cartões);
    Entre 2% a 5% do valor da venda por cartão de crédito e entre R$ 2,00 e R$ 4,00 por boleto pago.
  • Contratar a plataforma da loja;
    Custa entre R$ 2.000,00 e R$ 200.000,00, dependendo do tamanho da loja e funcionalidades que necessita.
  • Possuir identidade visual (logotipo e estilo de comunicação que orientará o design do site);
    Custa entre R$ 200,00 e R$ 2.000,00.
  • Um bom plano de marketing digital;
    OK você está construindo uma bela casa (seu site) para receber os visitantes, mas agora precisamos convidá-los a entrar. E o marketing digital é o caminho.

Opcionais

  • Contrato corporativo com correios e/ou transportadoras;
  • ERP online integrado à sua plataforma de e-commerce;
  • Hub de Integração com marketplaces;

Dicas

  • Ao escolher o nome da sua loja, consulte a disponibilidade dos domínios “.com.br” e “.com”. Uma boa pedida é consultar a disponibilidade de perfis em redes sociais com o nome exato da sua loja e domínio.
  • Acho um nome bacana que ainda não possui registro de marca, de domínio e de perfis em redes sociais? Então corra e garanta-o para você reservando-o em todos esses locais antes que alguém o faça.

Pré-requisitos

Este checklist parte do pressuposto que:

  • Você já fez um plano de negócios para verificar a viabilidade econômica da sua loja virtual;
  • Os produtos a serem comercializados já foram adquiridos ou já possui acordo com fornecedores confiáveis;
  • A equipe detrabalho e infraestrutura já estão definidas;
  • A empresa por trás da loja foi aberta ou já existia;
  • Os tributos que irão inferir na comercialização foram considerados nos custos da operação.
  • Os preços dos produtos a serem comercializados já estão formatados.
felipetto marketing blog aviso site nao seguro

A versão 56 do navegador Google Chrome, prevista para ser lançada no dia 31/01/2017, trará um novo recurso de segurança que irá causar enormes prejuízos a muitos websites despreparados. Trata-se de um aviso na barra de endereços dizendo que o site não é seguro caso este não tenha certificado SSL instalado. O aviso será mostrado apenas nas páginas que contenham campos de formulário para digitação de cartão de crédito ou qualquer tipo de senha, incluindo páginas de login diversas.

Isso obviamente causará enorme impacto negativo naqueles sites que não possuem o certificado de segurança SSL instalado pois o comportamento normal dos visitantes é assustar-se com esse tipo de aviso e sair do site sem concluir sua navegação.

Google quer que todos os sites tenham certificado SSL

Já avisamos há algum tempo sobre a preferência do Google por sites com certificado de segurança em todas as páginas e de como a empresa têm favorecido estes sites em seu ranking orgânico (resultados de busca não pagos). Este é com certeza mais um passo da gigante da internet nesse processo de tornar a web mais confiável.

Nossos clientes podem ficar tranquilos, pois todas as lojas virtuais desenvolvidas pela Felipetto Marketing Digital já possuem certificado SSL em todas as páginas desde antes do Google adotar essa política. Afinal, parte do nosso trabalho é prever alterações significantes nas ferramentas digitais e adequar os canais de relacionamento e vendas de nossos clientes às novas realidades antes mesmo que aconteçam.

Fonte: Wordfence

felipetto marketing blog as plataformas de ecommerce mais usadas no brasil 1

O site Built With divulgou no comecinho de janeiro de 2017 uma lista das plataformas de e-commerce mais utilizadas no Brasil. Sem surpresas, o WooCommerce – que é líder mundial disparado – lidera também no mercado nacional com larga vantagem sobre a concorrência.

felipetto marketing blog as plataformas de ecommerce mais usadas no brasil

Nossa agência optou por usar o WooCommerce como plataforma para as lojas virtuais de nossos clientes e cada vez mais essa tem se mostrado uma escolha super acertada. Escalonabilidade, praticidade, robustez e custo x benefício são as maiores vantagens apontadas pelos lojistas que utilizam o Woo.,

Veja algumas lojas desenvolvidas em WooCommerce clicando aqui.

Fonte: Ecommerce usage in brazil

felipetto marketing blog 42porcento das lojas utilizam woocommerce

O site WP Tavern publicou uma pesquisa comprovando mais uma vez o WooCommerce como plataforma de ecommerce mais utilizada no mundo. Segundo esta pesquisa atualmente 42% de todas as lojas virtuais no mundo são “motorizadas” pelo sistema open source baseado em WordPress.

Shopfy e Magento vêm em segundo e terceiro lugares, respectivamente, com 6% e 5%.

felipetto marketing blog 42porcento das lojas utilizam woocommerce 1

Dentre as vantagens do WooCommerce em relação à concorrência, destacam-se a facilidade de implementação, com milhares de temas, plugins e módulos de extensão. A curva de aprendizado também é bastante suave se comparada ao Magento, por exemplo. Outro ponto fortíssimo da plataforma é sua escalonabilidade, permitindo que pequenas lojas cresçam exponencialmente em recursos e funcionalidades sob demanda mesmo no ambiente de produção (no ar, sem parar de funcionar).

Estes e outros motivos nos levaram a escolher WooCommerce para nossas lojas.

Lojas Virtuais em WooCommerce

Fonte: WooCommerce Powers 42% of All Online Stores

felipetto marketing blog promocoes nas redes sociais 1

Um erro muito comum praticado por empresas que não contratam profissionais para gerir suas redes sociais é o de criar promoções, sorteios e concursos culturais de maneira errada. E isso pode ser bastante prejudicial ao perfil e até mesmo à marca. Veja neste infográfico algumas dicas para não cair nos erros mais comuns e fazer sua promoção da maneira correta:

felipetto marketing blog promocoes nas redes sociais

Fonte: Agência Alma

felipetto marketing blog psicologia das cores 1

Todos já ouvimos falar ao menos uma vez que as cores influenciam o comportamento do consumidor. Se bem escolhidas, as cores podem ser um poderoso aliado na sua campanha de marketing ou prejudicar ainda mais suas vendas. Para nossa sorte, material não falta na web a respeito de como utilizar corretamente as cores ao seu favor na hora de criar sua marca, campanha de vendas, embalagem, etc.

Neste artigo apresentamos um excelente infográfico produzido pelo site Viver de Blog mostrando os efeitos psicológicos de cada cor no marketing e no dia-a-dia.

Confira:

felipetto marketing blog psicologia das cores no marketing

felipetto marketing blog website responsivo porque voce precisa ter um

O que são sites responsivos

Sites responsivos são aqueles que se adaptam diferentes tamanhos e formatos de tela. Um site responsivo, ao contrário de um site não responsivo, muda sua aparência conforme o dispositivo em que é acessado. Assim, ele se reorganiza para que, tanto em computadores quanto em tablets e smartphones, as páginas e informações apareçam corretamente proporcionando ao visitante uma boa experiência de navegação.

Alguns números que você precisa saber

A necessidade de você ter um site responsivo cresce na medida em que o número de acessos através de dispositivos móveis, especialmente celulares, aumenta. Pois todo internauta busca obter informações da maneira mais simples, rápida e funcional possível. Se o seu site não proporcionar isso, seu vistante irá procurar outro site que ofereça:

  • Atualmente, o Brasil registra cerca de 276 milhões de acessos via dispositivos móveis;
  • Sete em cada dez usuários que acessam por esses dispositivos esperam no máximo 5 segundos até o site abrir;
  • De cada dez usuários que utilizam dispositivos móveis, quatro não voltariam a tentar acessar um site, caso a primeira tentativa falhasse;
  • Mais de 15 % das compras feitas no Mercado Livre na América Latina são realizadas por dispositivos móveis;
  • O valor médio das compras feitas por dispositivos móveis chega a 13% a mais do que as compras realizadas através do computador;
  • Há mais pessoas acessando a internet via dispositivos móveis do que via PC e essa diferença só aumenta;
  • Mais da metade das buscas feitas no Google em 2015 foram realizadas através de um dispositivo móvel;
  • Segundo a e-Marketer no brasil mais da metade da população, para ser exato 56% dos brasileiros, acessam a internet de um dispositivo móvel;
  • 61% das pessoas olha de forma mais positiva para as marcas quando elas oferecem uma boa experiência em dispositivos móveis.

Mesmo com todos estes dados a maioria dos sites de empresas no Brasil ainda não é mobile friendly.

O Google beneficia os sites responsivos e penaliza os que não são

Recentemente o Google atualizou seu algoritmo que faz o ranqueamento dos sites na internet passando a dar ainda mais importância aos sites chamados mobile friendly, que são os que proporcionam uma boa experiência de navegação aos usuários de dispositivos mobile. Em resumos, sites que são responsivos ganharão mais visibilidade nas buscas enquanto os não responsivos perderão muitas visitas. Considerando que mais da metade das buscas no Google em 2015 foram feitas através de dispositivos móveis, dá pra imaginar o impacto negativo de não aparecer bem posicionado no Google.

Mídias Sociais atraem usuários de dispositivos móveis

Se você utiliza mídias sociais como parte das estratégias de divulgação da sua marca e seus produtos, saiba que você estará atraindo para o seu website um número significativo de usuários de dispositivos móveis. Segundo estudos recentes da E-Marketer 93% dos usuários de dispositivos móveis no Brasil utilizam seus aparelhos para acessar redes sociais.

Portanto se você esta divulgando sua marca, produtos, promoções nas mídias sócias estará atraindo este publico de dispositivos móveis para o seu site e se ele não estiver preparado para atende-los você não só terá altas taxas de de rejeição, mas também estará frustrando seu publico alvo.

Segundo levantamentos do Google´sThink Insights para dispositivos móveis, quando o acesso de um usuário a um website a partir de um dispositivo móvel é frustrado, ou ele não encontra o que estava buscando há uma probabilidade de 61% de chances de este usuário irá para outro site.

Se o site que frustrou o usuário for o da sua empresa possivelmente ele vá para o site do seu concorrente.

Como saber se o seu site é ou não amigável a dispositivos móveis

O Google oferece uma ferramenta online para verificar a compatibilidade de seu site com dispositivos móveis. Acesse aqui

Se seu site passou no teste parabéns! Você está apto a disputar os potenciais clientes que buscam produtos e serviços na Internet.

Se não passou nós podemos resolver esse problema pra você. Contate-nos e solicite um orçamento para desenvolver um site responsivo, otimizado para buscas e com gerenciador de conteúdo.